15 de dezembro de 2012

pH dos Cabelos



O pH (que significa potencial hidrogeniônico), nada mais é do que uma escala que determina o grau de acidez ou de alcalinidade. A variação é a seguinte: de 0 a 6,9 ácido, 7 neutro e de 7 a 14 é básico ou alcalino.

O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos. Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

O pH alcalino é utilizado para que as escamas dos cabelos se abram. Por exemplo, as químicas usadas para transformar os cabelos são alcalinas. O pH alto danifica o cabelo (causa aspereza e ressecamento). É muito importante utilizar produtos de pH mais ácido (baixos) depois das químicas, porque ele ajuda a fechar as cutículas.





Outra coisa que vale ressaltar é a utilização de produtos sempre da mesma linha. O shampoo ideal tem o pH por volta de 5 (por que é como nosso couro cabeludo). Já a máscara ou o condicionador devem ter o pH em torno de 4 (sempre menor que o do shampoo). Usando uma linha única linha de produtos, você tem certeza de que ele realmente irá fechar as escamas do cabelo, deixando um aspecto saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...