10 de dezembro de 2012

Fios do Cabelos




A pele é um dos órgãos do sentido e desempenha funções importantes em nosso organismo, como regular a temperatura, agir como mecanismo de defesa, proteger nosso corpo de ações externas, entre outras. É no interior da pele que acontece a formação dos fios de cabelo. Ela é dividida em três camadas distintas:


Epiderme - é a camada superficial

Derme - é a camada intermediária

Hipoderme - é a camada profunda





         
A pele, neste caso o couro cabeludo, abriga todos os fios de cabelo. O fio do cabelo origina-se dentro do folículo piloso, onde se encontra o bulbo ou raiz. A alimentação dos fios acontece na papila, através da circulação sanguínea, que nutrem as células germinativas que se reproduzem continuadamente e originam o fio de cabelo.

O fio de cabelo é uma estrutura fina que cresce em média 1,5 cm ao mês. Ele é constituído principalmente de uma proteína denominada queratina. Durante seu crescimento, ele é envolto pela secreção das glândulas sebáceas, que são responsáveis pela lubrificação dos fios, que funciona como uma capa protetora, além de permitir brilho e suavidade ao fio. Cada fio possui raiz e haste. A haste é a parte visível.

Ao microscópio aumentado, milhares de vezes, cada fio possui três estruturas principais:




1. CUTÍCULA - É a camada externa do fio, cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas. Ela é formada por células achatadas que formam uma cobertura de escamas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe. A cutícula quando agredida ocasiona alterações na saúde do fio, como cabelos secos, quebradiços, pontas duplas, alteração na cor, falta de brilho, queda, etc. Isto ocorre principalmente por Ações Mecânicas como ato de escovar, pentear, secar e por Ações Químicas como descoloração, tintura, permanente, alisamentos, etc e por Ações de Agentes Externos como sol, poluição, vento, poeira, água com cloro, ar condicionado, etc.

2. CÓRTEX - É segunda camada dos fios, constituído de células delgadas que possuem em seu interior um pigmento denominado melanina, que confere a cor dos cabelos, podendo estar presente sob a forma de grânulos esparsos, grumos ou fluído.

A cor do cabelo é determinada geneticamente. De acordo com a natureza da melanina, a quantidade e a sua distribuição no cabelo, pode obter várias cores. Os tipos principais de melanina são três: Eumelanina – Azul, Feomelanina – Amarelo e Tricosiderina – Vermelho.

OBS: os fios brancos está diretamente ligados à produção de melanina que paralisa em determinada fase da vida.

3. MEDULA – Consiste de um eixo central de células. Nela está contida as células gordurosas, pigmentos e a projeção do bulbo capilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...