14 de março de 2013

Dúvidas Mais Frequentes Sobre Coloração


Eu li um post sobre coloração no grupo de discussão do facebook Mulheres Lindas & Espertas e achei super interessante, portanto eu adaptei e estou compartilhando com vocês:


Alguns componentes químicos não são compatíveis com a tintura, por exemplo  a coloração loira e o alisamento. Mudar a cor dos cabelos não costuma ser uma decisão fácil, pois sempre surge a grande dúvida: "E se não der certo?". Bem, para te manter informada e fazer as escolhas corretas sobre coloração, reunimos as dúvidas mais frequentes sobre coloração.

1. Hena, tonalizante ou tintura?
A tintura permanente é que vai ajudá-la a promover mudanças mais radicais, clarear o cabelo ou cobrir 100% dos fios brancos, pois somente ela tem o poder de abrir as cutículas para depositar os pigmentos. Já os dois primeiros, apenas realçam a cor e disfarçam levemente os fios brancos, durando em média uns 15 dias. (verificar o post sobre Tipos de Coloração)


2. Passei um tom escuro e, em uma semana, a tintura já desbotou?
Existem duas possibilidades:

A) Caso os cabelos estavam bem claros e passou uma tonalidade escura desbotará muito rápido. O procedimento correto é fazer uma pré-pigmentação nos fios e depois aplicar a cor desejada.

B) A tonalidade utilizada para tingir for próxima da que estavam nos cabelos e escapam dos fios com tanta facilidade, é porque eles estão porosos e ressecados. Primeiro, deixe a coloração permanente de lado, pois abre mais as escamas. Fique com os tonalizantes. Depois, capriche no cronograma capilar.


3. Faço alisamento, mas também quero ficar loira. Posso?
Melhor escolher entre um dos dois. Alguns componentes químicos da tintura não são compatíveis com os utilizados em alisamentos, como o tioglicolato de amônia e o hidróxido de cálcio. Os fios podem não aguentar.


4. A cor não ficou como eu esperava...
Nesse caso, o ideal é não tentar consertar em casa, procure um cabeleireiro. Se o loiro ficou amarelado, pode fazer mechas mais claras para neutralizar ou usar um tonalizante com final 02 (irisado / violeta) para matizar. Se o cabelo ficou avermelhado, uma alternativa é lavar com anti resíduos toda semana para remover os pigmentos mais rápido. Maiores informações em matização dos cabelos.


5. Devo pintar as sobrancelhas também?
Depende: se o contraste é muito forte e você quer parecer que nasceu com essa cor de cabelo, melhor tingir. Faça no salão, onde existem tinturas específicas para a pele sensível do rosto, já que as de cabelo podem deixá-la irritada. Mas, em outros casos, ter uma cor diferente nas sobrancelhas pode até criar um efeito interessante e moderno. Você decide!


6. Depois da tintura, meu cabelo ficou todo espigado...
Ao abrir as escamas dos fios, as tinturas podem causar danos irreversíveis. É por isso que tingir requer o compromisso de incrementar os cuidados com o seu cabelo. O primeiro passo é montar um cronograma capilar com cuidados necessários para os seus fios contanto com muita hidratação, nutrição e reconstrução. Monte um kit contendo shampoo, condicionador, um leave-in para cabelos coloridos e/ou hidratantes e vale à pena investir em um óleo de finalização, como o óleo de ojon e/ou de argan.


7. Depois das luzes, meu cabelo ficou listrado...
Esse efeito é resultado de mechas feitas de um jeito muito uniforme: todas da mesma espessura e na mesma altura. No salão, o cabeleireiro pode avaliar se os seus fios suportam uma nova descoloração ou algumas merchas invertidas (mais escuras). Assim, ele poderá fazer mechas novas, mais altas, baixas, finas ou largas. Caso não seja possível, passar um tonalizante de tom mais escuro para amenizar a aparência.


8. É verdade que antes de tingir é melhor não lavar o cabelo?
Sim, mas não precisa passar a semana toda sem lavar a cabeça! A oleosidade natural do couro cabeludo protege a área que vai receber a química, mas, em excesso, pode até dificultar a fixação dos pigmentos da tintura.


9. A tintura deixou minha testa e o meu rosto super manchados!
Pode parecer bizarro, mas um truque que funciona é passar um algodão embebido em adoçante líquido sobre as manchas. Se não tiver um em mãos, tente um demaquilante cremoso. Para que não aconteça da próxima vez, passe creme hidratante à base de vaselina, ou mesmo gel de cabelo, próximo às raízes. Existe em perfumarias, líquidos específicos para retirar as manchas e gel para proteger a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...